Inovação. Disrupção. Crescimento.

Vivemos um momento de inovações e oportunidades nunca vistas. Cada segmento de mercado e cada cliente que servimos está em transformação, em resposta às novas tecnologias e às forças disruptivas que estão remodelando os negócios.

Estamos respondendo a esse cenário com inovação, alto investimento em tecnologia e inteligência artificial, renovação do portfólio de serviços e dos modelos de entrega, transformação das habilidades das nossas pessoas, intensificação do foco na qualidade, trabalho integrado entre as nossas especialidades e muita criatividade.

Alianças com líderes em inovação como Microsoft, Oracle, IBM, ServiceNow e Workday e com uma ampla e variada rede de start-ups, instituições acadêmicas internacionalmente reconhecidas e organizações sem fins lucrativos estão nos habilitando a desenvolver soluções inovadoras e plataformas escaláveis de tecnologia baseadas em IT enablement cloudD&Acustomer experiencedigital transformation e cognitive que ajudam os clientes a transformar seus serviços e operações para conquistar mais eficácia e eficiência.

Não há respostas curtas ou soluções prontas. Entregamos a eles abordagens personalizadas, baseadas em nossa profunda expertise no seu segmento de mercado. Abordagens que endereçam seus maiores desafios e, ao mesmo tempo, abrem caminho para que eles aproveitem as enormes oportunidades advindas de tecnologias disruptivas.

A seguir, veja como a KPMG no Brasil tem se firmado como a escolha certa para endereçar as principais (pre)ocupações dos CEOs dos principais setores que atendemos. 

 

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • “Crescer ou Morrer”
  • Tecnologias emergentes
  • Big Data
  • Mudanças no cenário geopolítico e regulatório
  • Mudança demográfica da força de trabalho
  • O cliente no centro de tudo
  • Convergência de modelos da indústria
  • Novos modelos de negócios

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
Nossas equipes especializadas no setor são lideradas por sócios que combinam conhecimento global, execução prática de projetos nas mais relevantes instituições financeiras do mercado e relacionamentos com os principais players,órgãos e agências reguladoras.

Nosso foco é antecipar e endereçar as demandas do mercado por meio de produtos e abordagens de negócios que auxiliam nossos clientes a lidar com cada oportunidade e mudança disruptiva que está atuando no seu cenário. Transformação digital, novos modelos de negócios com fintechse techfins,novas aplicações do blockchain,evolução da customer experience,governança e gestão de riscos são algumas das principais áreas em que estamos atuando, com excelentes resultados.

CASE Visão digital promove ganho de eficiência operacional e de produtividade em seguradora

Cenário
Uma das maiores seguradoras do Brasil nos procurou para desenvolvermos um projeto de eficiência operacional que a ajudasse a alcançar sua Visão 2020.

Inovação
Em dois anos, projetamos e implementamos um novo modelo operacional de emissão de apólices e de apoio aos corretores de seguros, com base em uma inovadora plataforma tecnológica e em novos processos de atendimento e processamento.

Essa primeira onda deu origem ao Modelo Futuro do Projeto de Eficiência Operacional, focado na visão digital e alinhado aos atributos de valor da Visão 2020 do cliente.

Resultados reais
Em quatro anos, terão sido implantados 52 projetos com alto paralelismo (18 ao mesmo tempo). O principal legado é um modelo operacional flexível, replicável e escalável, com um processo padronizado de emissões de apólices e uma ferramenta robusta de serviço. A perda de receita material decorrente de recusas burocráticas está sendo remediada por ações de médio prazo que abordam as causas fundamentais do problema.

A implantação do painel que monitora as interações com os corretores de seguros traz indicadores positivos: automação de 30% do serviço de bate-papo e redução de 10% da taxa de contato; redução de FTEs de apoio aos corretores; melhoria de 50% da produtividade nas emissões de apólices convencionais; e crescimento da transmissão eletrônica de propostas, chegando a 98%.

The Pulse of Fintech Q2 2017 Global analysis of investment in fintech

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Transformação digital
  • Regulações intensivas
  • Pesquisa & Desenvolvimento
  • Meio ambiente
  • Logística
  • Mitigação de riscos
  • Entrada significativa de playersinternacionais
  • Novas concessões
  • Competição por capital
  • Busca de reconhecimento no mercado internacional

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
No segmento de Mineração, de pequenas e médias até as grandes empresas, do início da exploração até o fechamento da mina, a KPMG no Brasil conta com profissionais de Auditoria, Tax e Advisory especializados em cada demanda.

A prática de Óleo & Gás da KPMG é uma das maiores do país e conta com profissionais especializados tanto na atividade exploratória quanto na cadeia de suprimentos para ajudar nossos clientes a ter respostas imediatas e assertivas às oportunidades e aos desafios enfrentados pelo setor.

No segmento de Energia Elétrica, somos líderes na auditoria de empresas e prestamos diversos serviços de Deal Advisory e TAX para os principais players.

CASE Transformação digital gerando eficiência, produtividade e mitigação de impactos em O&G

Cenário
Uma das maiores empresas do setor de Óleo & Gás estava em busca de uma consultoria com experiência em processos de transformação com foco digital. Como ela já havia sido nossa cliente em serviços de auditoria e consultoria contábil, tínhamos um histórico de entregas de qualidade que, somado à expertiseda equipe multidisciplinar de Tax e Advisory envolvida no projeto e ao apoio do time global que atende à conta da empresa em outros países, nos confirmaram como a melhor escolha. Outro diferencial foi o pragmatismo na abordagem que apresentamos, já que o cliente esperava uma série de entregas ainda no primeiro mês de projeto.

Inovação
Implementamos uma abordagem com foco em eficiência envolvendo governança, gestão e redesenho/otimização de processos manuais e repetitivos com base na automatização inteligente.

Resultados reais
O valor que está sendo entregue ao cliente inclui aumento de produtividade e redução de impactos socioambientais decorrentes de redução de custos, ganho de eficiência na execução das atividades, redução de erros, mais disponibilidade das equipes para se dedicar a trabalhos de inteligência e com foco estratégico/tático e mais segurança na execução das atividades.

O projeto posicionou a KPMG perante o cliente como parceira de inovação e abriu portas em outras linhas de negócio da empresa para desenvolvermos trabalhos de automatização e robotização de processos, inclusive em front office,com ganhos expressivos em escala. Também tem sido uma forte credencial para trabalharmos para outros playersdo setor, que no Brasil vêm passando por um profundo processo de transformação digital em todas as suas linhas de negócio.

2017 Global Energy Conference Recap

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Envelhecimento da população
  • Problemas econômicos e impactos na saúde       
  • Serviço de saúde não equalizado 
  • Padrão de vida não saudável       
  • Aumento das doenças crônicas      
  • Necessidade de engajar pacientes nos sistemas de saúde    
  • Tecnologia para melhorar os serviços  
  • Aumento dos custos com a saúde

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
Com o suporte dos especialistas do Centro de Excelência em Healthcare e da rede KPMG nos cinco continentes, nossa equipe local tem know-howpara comparar cenários, economias e modelos de gestão aplicados em todo o mundo, podendo propor e executar projetos que contribuem para a perenidade e a sustentabilidade da gestão de saúde pública e suplementar no Brasil.

Nossa experiência demonstra que empresas de saúde podem se tornar 15% mais eficientes implantando melhorias operacionais, administrativas e na força de trabalho, sobretudo em quatro áreas: rede de colaboradores; experiência e satisfação dos pacientes; projetos de desenvolvimento; e habilidades de gestão/liderança.

Nossa equipe está pronta para desenvolver soluções para essas e outras demandas que melhorem o desempenho dos negócios dos nossos clientes e a confiabilidade depositada neles.

CASE KPMG monitora royalties da safra de soja

Cenário
Um grande playerinternacional do setor nos demandou uma solução que assegurasse a integridade do processo de captura de valor e de cobrança de royaltiespelo uso da tecnologia desenvolvida pela empresa para o cultivo da soja.

Inovação
Em 2016, desenvolvemos um modelo exclusivo, altamente tecnológico, de monitoramento das atividades dos produtores que utilizam a tecnologia da empresa, num projeto que envolve 500 profissionais da KPMG de diversas localizações.

Hoje a coleta de informações é feita com o uso de tablets,por meio de um aplicativo desenvolvido para o ambiente android,que permite ao cliente acompanhá-la em tempo real em um websiteseguro e com acesso restrito.

Resultados reais
Para a safra de 2018, atuaremos também em um projeto-piloto, que visa melhorar os resultados do modelo de royaltiesda empresa. Adicionalmente, com o objetivo de contribuir com os projetos de sustentabilidade do cliente, em parceria com a OSCIP Iniciativa Verde estamos compensando as emissões de GEE do projeto, plantando mudas de árvores nativas na região de Altamira, Pará.

 Pharma outlook 2030: Da evolução à revolução

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Reestruturação da cadeia de valor
  • Dimensão fiscal da indústria 4.0
  • Compliancecom requisitos legais cada vez mais complexos
  • Digitalização completa
  • Qualificação de recursos humanos
  • Alinhamento das máquinas, dos equipamentos e dos parques de logística para o setor 4.0
  • Cyber security
  • Ajuste do modelo de negócios e desenvolvimento de novos modelos de receita
  • Mercados mutantes e liderados pelo consumidor

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
A cada etapa do seu ciclo de vida, as empresas têm demandas e velocidades diferentes. Nossos profissionais estão preparados para atender a cada uma delas, analisando, estruturando projetos e desenhando estratégias que garantam resultados reais às suas operações.

Diante das vantagens que a Indústria 4.0 traz — custos mais baixos resultantes do estoque de material, logística e manuseio, tempos de processamento mais baixos e menores taxas de absenteísmo — temos asessorado muitos dos nossos clientes em análises aprofundadas de toda a cadeia para a implantação de projetos nessa direção.

CASE Assessoria ao Incentivo Fiscal de Inovação Tecnológica (Lei do Bem) 

Cenário
Nossos clientes no Brasil e no exterior estão passando por uma verdadeira revolução digital impulsionada, principalmente, pelo surgimento e popularização das start-ups.Muitos deles têm implementado novos modelos de negócios utilizando tecnologias que aumentem exponencialmente sua produtividade, competitividade e lucratividade.

Inovação
Capacitamos profissionais com formação em engenharia (principalmente engenharia de produção) para atuarem, em conjunto com nossos consultores de processos e tributários, no alinhamento dos projetos de investimento e inovação dos nossos clientes aos princípios da Lei 11.196/2005 (Lei do Bem). Nosso desafio é fornecer soluções que possibilitem recuperar parte dos investimentos pela redução do IRPJ e da CSLL. O crédito tributário pode alcançar até 34% dos investimentos efetuados.

Resultados reais
Para um dos nossos clientes — uma grande seguradora brasileira ­—, o projeto de PD&I incluído no benefício tributário transformou o modelo tradicional de venda de apólices de seguro. Pioneira no Brasil, a plataforma permite que o contratante personalize seu seguro, adquira-o e interaja com a seguradora sem a intermediação de corretores ou outros funcionários. 

 Era da indústria 4.0 - Automotive

 

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Convergência entre os setores de energia, transporte e tecnologia
  • Pressão por transparência e eficiência
  • Comportamento do consumidor determina o rumo dos negócios
  • Impactos sociais e ambientais influenciam investimentos
  • Tecnologia: produtividade e obsolescência em alta
  • Governos enfrentam problemas na captação de recursos
  • Globalização da infraestrutura

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
Com ampla experiência de prestar serviços aos setores-chave do governo, a órgãos governamentais, ao setor público e às empresas privadas do segmento de infraestrutura, os nossos profissionais trabalham para simplificar a complexidade dos desafios, proporcionar perspectivas bem fundamentadas e estratégias de claro valor agregado.

Esse trabalho é realizado por equipes multidisciplinares especializadas nas áreas de consultoria, impostos, auditoria, contabilidade e compliancedurante todo o ciclo de vida de projetos — desenvolvimento e estratégia, transformação, financiamento, gestão de capital, investigação antifraude, gestão tributária, atendimento a normas internacionais — e de megaprojetos de desenvolvimento de cidades, de mobilidade e segurança urbanas.

CASEToolkit PPP: mais eficiência para um dos maiores governos estaduais do sudeste

Cenário
Ao longo de dez anos do Programa de Parceria Público-Privada (PPP) o Governo de um dos maiores estados do Sudeste brasileiro percebeu que o conhecimento adquirido pelas equipes que trabalharam nos projetos não estava sendo acumulado, a troca de informações com os parceiros privados carecia de transparência e rapidez e as informações dos editais de licitação não eram uniformizadas para todos os concorrentes. Fomos contratados para fazer o diagnóstico e definir um processo padronizado e eficiente de modelagem de PPP.

Inovação
Desenvolvemos processos claros para cada uma das etapas dos projetos e os traduzimos em um Manual, em uma publicação (o toolkitde modelos financeiros para projetos) e no Portal de Parcerias,uma plataforma digital pública que contempla os editais, as consultas públicas e audiências, os documentos disponíveis e o passo a passo da modelagem, aprovação, licitação, contratação e monitoramento dos projetos.

Com isso, o projeto beneficia: o servidor público e o Estado, que sistematizam o conhecimento sobre os projetos e gerenciam suas etapas com clareza e eficiência; os parceiros privados, que têm facilidade de submeter os projetos, dialogar e acessar as informações disponíveis pelo Portal de Parcerias; e a sociedade, que pode acompanhar o andamento dos projetos.

Resultados reais
Com processos mais ágeis e claros, consolidados em uma plataforma única que serve a todos os envolvidos, registramos maior produtividade dos servidores, maior transparência e maior concorrência nas licitações do Programa de PPP do Estado, o que permitiu a aceleração dos investimentos em infraestrutura que beneficiam a população e a economia do Estado.

 Foresight: Uma perspectiva global sobre infraestrutura
 

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Foco na experiência de compra do cliente
  • Expansão acelerada
  • Aparecimento e fortalecimento de novos operadores e novos formatos
  • Inovações tecnológicas e nos pontos de vendas
  • Relacionamento com fornecedores
  • Gestão da cadeia de abastecimento
  • Profissionalização
  • Formalização das operações e dos negócios
  • Melhoria da performancee adequação dos custos

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
Apoiar as estratégias de crescimento dos nossos clientes é o trabalho do nosso time multidisciplinar focado no Varejo.

Aliando profundo conhecimento da indústria varejista com forte experiência nos mercados local e global, ajudamos nossos clientes a lidar com desafios e aproveitar as oportunidades com nossa expertise de inovação em tecnologia, processos, planejamento tributário, operações de fusões e aquisições (M&A), modelos e formatos de negócios, portfólio de lojas, de produtos e de serviços ofertados.

CASEAbordagem científica de precificação recupera rentabilidade de empresa de cosméticos

Cenário
Um cliente multinacional do segmento de cosméticos estava vivendo um momento de queda de rentabilidade e de volume em seu mercado de atuação.

Inovação
Apresentamos a ele uma abordagem científica de precificação de um dos seus portfólios, baseada no uso intensivo de data & analytics,dashboardse modelagem financeira, considerando todas as variáveis que influenciam o preço final ao consumidor, incluindo descontos, promoções e impostos.

Resultados reais
Como principal desdobramento, o cliente formalizou uma nova área de Pricing adotando uma abordagem mais científica e revisitou sua estratégia de preços para o portfólioque analisamos. Projetamos um impacto representativo na ampliação da margem, a ser atingido quando o processo de mudança estiver implantado por completo.

 Think like a start-up 2017 Global Consumer Executive Top of Mind Survey - How to grow in a disruptive market
 

 

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Transformação: novos modelos de ofertas de serviços e de negócios
  • Mudanças no comportamento do consumidor
  • Novas tecnologias móveis
  • Aumento da concorrência de provedores
  • Investimentos na redução das redes

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA
Reunimos o conhecimento setorial com a experiência técnica mundial para oferecer aos nossos clientes insights que os ajudem a lidar com os seus complexos modelos de negócios, olhando além dos desafios atuais para antecipar os potenciais desdobramentos (positivos e negativos) de estratégias e tecnologias em transformação.

Nossos projetos de transformationajudam os clientes a desenhar e implantar mudanças inovadoras e sustentáveis que agreguem real valor aos seus negócios.

CASE  Estratégia de canais em uma operadora de TELECOM 

Cenário
Uma grande operadora de TELECOM nos contratou para gerar inteligência de negócios que subsidiasse a tomada de decisão das áreas comerciais. A escolha da KPMG deu-se pela nossa capacidade de solucionar temas de negócios e gerenciar equipes multidisciplinares em um ambiente de grande complexidade operacional e estratégica.

Inovação
Nossa abordagem incluiu o uso intensivo de ferramenta de data analyticse de métodos quantitativos de análise para capturar oportunidades de negócios ainda não endereçadas pelos canais existentes e redefinir formas de remunerar os parceiros de negócio, garantindo a sustentabilidade econômica e o alinhamento estratégico com os interesses comerciais da Operadora. Para a realização do projeto, estruturamos equipes multidisciplinares de Advisory do Brasil e do exterior — Deals e Management Consulting — e de Tax.

Resultados reais
Maior penetração comercial da Operadora em regiões anteriormente não atendidas por ela, maior eficiência no processo de vendas e alinhamento dos incentivos dos parceiros de negócio com a estratégia comercial da Operadora. 

 Still searching for a better customer experience - A global study of the mobile telecommunications market
 

OS TEMAS QUE MAIS (PRE)OCUPAM OS CEOs

  • Crescente pressão por preços 
  • Ambiente econômico complexo
  • Soluções inovadoras e seguras para o crescimento
  • Demanda por mais transparência e controles de eficiênciaProdutividade
  • Tecnologia que permite a ampliação dos mercados
  • Preocupação crescente com a nutrição e a rastreabilidade 

A KPMG COMO A ESCOLHA CERTA

Nesse cenário, estar apoiado por profissionais que não só entendam do negócio mas das tendências locais e globais propicia ganho em eficiência e aporte de conhecimento estratégico para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades em cada segmento do agronegócio.

Nosso time de profissionais especializados no setor é preparado para aumentar a produtividade e otimizar resultados a partir da avaliação da necessidade de investimento em infraestrutura e tecnologia, do aperfeiçoamento da gestão e do redesenho de processos aproveitando as expertises de Auditoria, Tax e Advisory, com o suporte das inovações tecnológicas.

CASE   TRANSFORMAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA E OPERACIONAL EM USINA DE AÇÚCAR E ETANOL

Cenário
Devido à forte pressão do mercado interno e externo sobre o preço da cana-de-açúcar, um grande grupo nacional do segmento sucroenergético (com capacidade de processar 10 milhões de toneladas de cana), demandou da KPMG uma solução para evoluir na gestão dos seus custos operacionais e no aumento da sua produtividade. 

Inovação
A partir de um profundo diagnóstico, a KPMG levou ao cliente uma forma diferente de executar os processos atuais através de boas práticas metodológicas, experiências de práticas em projetos de temas semelhantes, conhecimento profundo do segmento do cliente, referência no segmente através de implementações de projetos bem-sucedidos e principalmente um time multidisciplinar altamente capacitado, focado no segmento e engajado em executar o projeto e assessorar todo o time do cliente. 

Resultados reais
Nossa equipe auxiliou o cliente a reduzir seus custos operacionais, a conquistar mais transparência, a afinar o foco da liderança nos resultados operacionais e financeiros, a alinhar as áreas core e de suporte e a melhorar os planejamentos nas esferas estratégica, tática e operacional.

Esses resultados foram obtidos a partir da revisão e implementação de ferramentas operacionais como: PCM (planejamento e controle da manutenção), MPT (manutenção produtiva total), WCM (manutenção de classe mundial),PDCA, Causa-Raiz, análise das perdas industriais na produção do açúcar e do etanol, redesenho dos processos de suprimentos e compras estratégicas, revisão dos processos de estoque e logística, instrumentos de níveis estratégicos e táticos de governança corporativa como PPA (planejamento plurianual), S&OP e comitês executivos da diretoria e da liderança.

 Agro + Integridade