Inovação e conhecimento a serviço dos nossos clientes

Todos os anos, a KPMGI realiza a pesquisa CEO Outlook, que sinaliza o que os maiores executivos internacionais identificam como desafios, oportunidades necessidades de melhoria. Leia mais

Em 2016, a KPMG no Brasil realizou o primeiro recorte nacional da CEO Outlook com 50 presidentes de grandes empresas. O estudo traçou um panorama das suas expectativas quanto à expansão dos negócios, aos desafios e às estratégias para os próximos três anos. Leia mais

A seguir, uma síntese dos sete principais insights e de como a KPMG ajudou a endereçá-los em casos reais, que sinalizam alguns dos valores que geramos nesses trabalhos.

Anticipate tomorrow. Deliver today.

Antecipamos os sinais do mercado e preparamos nossas equipes para converter conhecimento em soluções. É assim que construímos o futuro.

 

É tempo de mudanças de grande magnitude. E o CEOs não se sentem prontos

Os CEOs têm pouca ou nenhuma experiência prévia em temas que estão desenhando o futuro das suas empresas, como tecnologias e negócios disruptivos, novo perfil dos consumidores, cyber security e data & analytics. Há muito trabalho a ser feito e o suporte de consultores externos será fundamental na condução das mudanças necessárias.

COMO ENDEREÇAMOS

Trabalhamos em conjunto com nossos clientes para promover transformações positivas, aproveitar oportunidades e contornar riscos. Fazemos isso de ponta a ponta, traduzindo nossa expertise multidisciplinar em soluções para os principais desafios dos CEOs de hoje: Estratégia para Crescimento, Estratégia para Transações, Estratégia Operacional e Estratégia de Transformação.

CASE
Estruturação de empresa de agronegócio

Nossa abordagem: Diagnósticos focados na melhoria contábil e operacional serviram de base para a estruturação do negócio, envolvendo: auditoria, desenvolvimento de processos e procedimentos com foco em eficiência e governança corporativa, indicação de executivos para posições-chave e possibilidade de entrada de investidores.

Valor gerado: Em cinco anos, a empresa cresceu a taxas chinesas, tornando-se a maior produtora e exportadora de frutas frescas do Brasil.

Gerenciamento de Riscos
The disruotirs are the disrupted

Inovação é investimento prioritário

As mais recentes tecnologias são a principal chave para viabilizar as mudanças que já estão em curso ou que precisarão ser feitas nos negócios. O uso inteligente dos dados permite redesenhar processos, gerar eficiência, direcionar estratégias e mudanças, servir melhor aos clientes e desenvolver novos produtos e serviços. Por isso, a maioria dos CEOs coloca a inovação como um dos três principais itens da sua agenda.

COMO ENDEREÇAMOS

Nossas equipes contam com especialistas de diversas áreas para apoiar os nossos clientes no uso estratégico da tecnologia e do pensamento disruptivos, dentro de uma visão integrada de processos, tecnologia da informação e pessoas.

CASE
KPMG Spectrum: soluções de tecnologia de ponta, adaptáveis a cada mercado

Desafio: Clientes de todos os segmentos demandam soluções tecnológicas que promovam ganho de eficiência e competitividade.

Nossa abordagem: Reunimos os melhores especialistas das firmas-membro da KPMGI em um time que desenvolve e/ou adquire as mais modernas ferramentas tecnológicas, disponibilizando-as em um ambiente colaborativo, que utilizamos para melhorar o desempenho dos nossos clientes. Os sócios de inovação se encontram periodicamente para fazer as escolhas estratégicas de investimento mais adequadas às necessidades atuais e futuras do mercado.

Valor gerado: Os serviços de consultoria da KPMG são potencializados com motores de Inteligência Artificial e Cognitiva que reúnem informações de setores do mercado, permitindo análises comparativas entre países, indicadores de eficiência dos processos, modelos operacionais considerando o uso de robotização, entre outros. A eficiência obtida a partir do uso desses motores analíticos em conjunto com robotização de processos pode superar 40% em muitos casos.

Powering Conected World

Apetite por crescimento demanda novos modelos

Crescer está no radar da maioria dos CEOs, mas o caminho é difícil. Em um ambiente progressivamente competitivo, para aproveitar as oportunidades de crescimento as empresas precisam de uma mudança real de mindset na direção de novos modelos de negócios, baseados em colaborações e parcerias.

COMO ENDEREÇAMOS

Os times da KPMG têm trabalhado com eficácia em diversos projetos de aquisições, fusões e venda de todo ou partes dos negócios dos nossos clientes, combinando expertises de Estratégia, M&A, Due Diligence, Valuation, Integration & Separation, Tax, Prevenção à fraude e corrupção, IT, Pessoas, Logística e Compras.

CASE
Separação de multinacional de tecnologia

Desafio: Uma grande multinacional nos procurou para assessorá-la no processo separação de negócios em duas entidades distintas, com o objetivo de listá-las de forma independente na Bolsa de Valores, diminuindo a interferência do comportamento das ações de uma sobre o valor das ações da outra.

Nossa abordagem: A partir da análise da situação operacional, jurídica, financeira e tributária das empresas envolvidas, ajudamos a definir a estratégia e as ações necessárias para garantir que ambas as empresas estivessem operando no dia D, de forma independente e sem interrupção nos negócios.

Valor gerado: Otimizando nossa experiência em projetos semelhantes e nossa atuação multidisplinar, o projeto foi concluído com sucesso, dentro do prazo proposto e com a menor carga tributária possível.

2016 FINTECH100
M&A Predictor

Cyber security: o maior risco

As ameaças de ataques cibernéticos assombram os CEOs e afetam a competitividade dos negócios. A maioria dos CEOs sente que suas empresas estão pouco preparadas para responder de maneira concreta a um incidente de segurança.

COMO ENDEREÇAMOS

A identificação de quais riscos podem se materializar é o ponto central desse processo. Na qualidade de prestadora de serviços de consultoria a governos e a empresas de todos os segmentos, a KPMG trabalha para encontrar estratégias inteligentes, criativas e revolucionárias para simplificar a complexidade e abordar os desafios da segurança cibernética.

CASE
Segurança cibernética: de risco a diferencial para os negócios

Desafio: Empresas e boards executivos têm pouca visibilidade dos riscos cibernéticos aos quais estão sujeitos, das defesas operacionais necessárias, dos processos de resposta e da tradução dos controles de segurança cibernética em uma linguagem efetiva para as especificidades do seu negócio.

Nossa abordagem: Partimos do diagnóstico da saúde dos sistemas de proteção do cliente, demonstrando aos gestores as ameaças e os riscos cibernéticos presentes nas suas operações, os indicadores dos impactos e das perdas para o negócio. A partir dele desenvolvemos estratégias efetivas de proteção, identificação e resposta a eventos de segurança cibernética.

Valor gerado: Nossos clientes conseguem desenhar uma trajetória de evolução, com o foco na melhoria e na otimização do seu ambiente de controles, transformando a segurança cibernética em um verdadeiro diferencial para o seu negócio.

How to bounce back from cyber fatigue

A regulamentação preocupa os CEOs

No topo da lista de preocupações dos CEOs brasileiros aparece o ambiente regulatório como potencial inibidor de crescimento. Internacionalmente, diversos movimentos multissetoriais promovem a moralidade e a transparência do mercado. Com isso, o ambiente regulatório está cada vez mais intenso, não só para setores já altamente regulados, mas para empresas com negócios internacionais.

COMO ENDEREÇAMOS

Criamos abordagens multidisciplinares para atender às mudanças estruturais decorrentes do novo cenário, que combinam nossa inteligência nas áreas tributária, legal, de consultoria e tecnologia. Com elas, auxiliamos nossos clientes na revisão de processos internos e na implantação das soluções necessárias para atender às leis e regulamentações nacionais e internacionais.

CASE
Tax controversy e KTAX ajudam clientes a reduzir impacto de autuações

Desafio: O novo ambiente tributário brasileiro – por meio do qual todas as informações de uma empresa devem ser elaboradas e reportadas ao Fisco de forma digital – trouxe benefícios como a redução da informalidade e a possibilidade de acelerar e ampliar a abrangência do processo de fiscalização, repercutindo em mais transparência e maior volume de arrecadação. No entanto, é comum observar que muitas empresas têm sido autuadas indevidamente por divergências no reporte das informações, seja porque elas ainda não adaptaram completamente seus processos e sistemas internos, seja por entendimento incorreto, por parte da autoridade fiscalizadora, dos fatos.

Nossa abordagem: Com o uso do software KTAX ajudamos nossos clientes a identificar erros e incorreções nas informações que serão enviadas ao Fisco, propondo ajustes preventivos e evitando multas. Para clientes que foram autuados, nosso time de Tax Controversy analisa cada caso e busca evidências que comprovem se a multa é ou não devida. Os relatórios são disponibilizados aos advogados de defesa dos nossos clientes, que cuidam do processo jurídico.

Valor gerado: Para um cliente do mercado financeiro, colaboramos para comprovar que o plano de opção de compra das ações atendia os requisitos da lei, levando o tribunal a cancelar auto de infração de R$ 1.5 bilhão.

No caso outra empresa do mesmo setor, comprovamos que as regras estabelecidas nos programas de PLR atendiam os requisitos da lei, repercutindo em cancelamento de multa de R$ 200 milhões.

Em uma empresa industrial evidenciamos que as registros contábeis e a política de contabilização foram adequadamente refletidos na apuração dos tributos sobre o lucro, o que levou à suspensão de multa de R$ 100 milhões.

2016 FINTECH100
M&A Predictor

Reputação: força e sensibilidade

Construir a reputação de uma empresa em um mercado em que a tecnologia permite acesso rápido e pouco restrito a informações de todos os tipos é um grande desafio. Protegê-la é uma das principais preocupações dos CEOs.

COMO ENDEREÇAMOS

A Auditoria trabalha pelo interesse público, sistematizando e analisando informações que conferem confiabilidade às demonstrações financeiras dos nossos clientes, o que tem impacto sobre sua reputação no Mercado. Já a área de Forensic ajuda os nossos clientes a mapear riscos de corrupção em seus negócios, a desenhar e implantar procedimentos, normas e controles para toda a sua cadeia.

CASE
Auditoria interna contribui para o sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Desafio: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tinha nas mãos a responsabilidade de realizar um evento inédito no Brasil em sua complexidade. Operações simultâneas de naturezas diversas – algumas delas lideradas por equipes com pouca cultura de controle – acrescentavam riscos a cada decisão. Ao lado disso, a necessidade de prestar contas a múltiplas instâncias nacionais e internacionais levou a Rio2016 a procurar nosso escritório do RJ ainda em 2011.

Nossa abordagem: Quando começamos, a empresa ainda estava pré-operacional e precisava ganhar maturidade rapidamente em controles básicos. Contribuímos com recomendações de boas práticas e levantamento de riscos que ajudaram a definir políticas fundamentais. A partir de 2012 mantivemos equipes permanentes para atender às especificidades de cada fase do cronograma de entregáveis do Comitê, tais como suprimentos, ticketing, eventos, logística, transportes, vila olímpica, cerimônias, entre outras. Foram 26 áreas/processos auditados, envolvendo mais de 19 mil horas de trabalho. Nosso foco esteve em auditá-las no momento ideal para viabilizar a aplicação das recomendações em tempo hábil e com custo-benefício adequado à peculiaridade de ser uma empresa temporária.

Valor gerado: Os jogos foram realizados com sucesso. Ao longo de seis anos mais de 40 profissionais da KPMG atuaram para dar conforto à Rio2016 e ao seu Conselho Fiscal de que os seus processos internos contavam com controles compatíveis com os objetivos e com os riscos associados. Nossas informações ajudaram a Rio2016 a prestar de contas a órgão internos e externos, a atender a regulamentações e a prover um legado de gerenciamento de riscos e de auditoria interna para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

 

Estudo Governança Corporativa

Novo perfil dos consumidores tira o sono dos CEOs

Os consumidores têm novas necessidades e estão mais exigentes do que nunca. A fidelidade e a influência dos millennials preocupam os CEOs. Foco real no cliente é uma das grandes prioridades para os próximos três anos.

COMO ENDEREÇAMOS

Globalmente, D&A é um ativo estratégico para a KPMG. Parte fundamental dos diagnósticos e estratégias desenvolvidos por nossos profissionais, nossa área de D&A combina tecnologias e algoritmos inovadores ao nosso profundo conhecimento e experiência em negócios para ajudar os clientes a transformar dados em valor real para os negócios.

CASE
Monetização de dados: fonte de receita relevante para operadoras de Telecom

Desafio: As operadoras de celular dispõem de um volume de dados pouco explorado a respeito dos seus milhões de usuários: deslocamentos territoriais (rotas, meios de transporte, horários, aplicativos utilizados, local de residência e trabalho), densidade populacional de cada região ao longo do dia, comportamento de viagens, de compras e de uso do celular (voz, dados, SMS).

Nossa abordagem: Desenvolver sistemas que agrupam e ordenam essas informações, viabilizando análises de movimentação de fluxo populacional e de hábitos de consumo que servem para desenvolver ou aprimorar produtos e serviços, precificar, estratificar campanhas de marketing e definir a localização mais estratégica para empreendimentos diversos. Estamos capacitando nossos clientes a monetizar e oferecer esses dados ao mercado, garantindo a privacidade das informações individuais dos seus usuários.

Valor gerado: Os primeiros casos de monetização da base de informações de operadoras de telefonia celular no país têm gerado informações relevantes para diversos setores da economia como varejo, transportes e até mesmo segurança pública. Conhecer os fluxos populacionais e sua estratificação socioeconômica permite direcionar aspectos como a abertura de novas lojas em bairros, dimensionar a quantidade de ônibus ou a frequência de trens de acordo com o horário, bem como acompanhar o movimento de pessoas em situações de manifestações ou crises na cidade.

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kpmg Business Magazine