Educação, desenvolvimento e meio ambiente em ação

Acreditamos que nossas ações e investimentos podem inspirar confiança e empoderar mudança, ajudando a retirar pessoas da pobreza e a promover o crescimento econômico em equilíbrio com a necessidade de sustentar o meio ambiente.

Nosso apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançados em 2015 pela ONU, levou à estruturação das nossas ações globais de cidadania corporativa em duas frentes estratégicas e muito relevantes no nosso segmento de atuação: Lifelong Learning e Global Climate Response.

Nossa abordagem prioriza a educação para quebrar o ciclo da pobreza e inclui nossa resposta às mudanças climáticas, o incentivo a negócios responsáveis mais abrangentes, nosso apoio aos Guiding Principles on Business and Human Rights, da ONU, e os programas que as firmas-membros realizam para fortalecer a mudança em suas comunidades.

Globalmente, a equipe de Cidadania Corporativa é responsável por influenciar a estratégia das firmas-membro da KPMGI na direção do Desenvolvimento Sustentável. A área tem a atribuição de definir, organizar e fomentar as diretrizes e acompanhar o desempenho das práticas de sustentabilidade nas firmas-membro, que traçam seus planos de ação e suas metas de acordo com as realidades locais.

Alinhadas ao Lifelong Learning e ao Global Climate Response, nossas iniciativas de Cidadania Corporativa na KPMG no Brasil articulam-se em torno de três pilares: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. As práticas voltadas ao meio ambiente estão incorporadas ao Capital Natural.

 

EDUCAÇÃO

A KPMG no Brasil atua junto a escolas, faculdades e organizações sem fins lucrativos para desenvolver as habilidades e o potencial de jovens e crianças. Esse apoio se dá por meio de investimento social privado a projetos recorrentes, com destaque para:

Projeto Pequeno Cidadão
Investimos no Projeto há 19 anos, incluindo investimento direto, aconselhamento das equipes pedagógicas e de coordenação, auditoria pro bono das contas do projeto e financiamento do Prêmio Bessan. São mais de 200 jovens beneficiados por ano. Muitos deles são posteriormente aprovados em vestibulares das universidades públicas da região.

Enactus
A KPMG International é patrocinadora oficial do Campeonato Mundial. No Brasil, além da contribuição anual, os profissionais da KPMG participam do Conselho Diretor, auditam os resultados do Campeonato Nacional e aconselham os times participantes. Também investimos no Prêmio KPMG de Ética e Integridade e financiamos as passagens para o time vencedor representar o Brasil no Campeonato Mundial.

Junior Achievement
Desde 2002, apoiamos o trabalho que a JA desenvolve com jovens de escolas públicas. Além de sermos uma das mantenedoras nacionais da entidade, estimulamos nossos profissionais a atuar como voluntários na aplicação dos programas. Anualmente, eles dedicam mais de mil horas ao projeto, beneficiando milhares de alunos.

 

DESENVOLVIMENTO

Nossa atuação neste pilar tem o objetivo de colaborar para a melhoria das condições de vida em nossas comunidades, por meio de três frentes de atuação:

Serviços pro bono ou compensação
Entre as nossas iniciativas mais relevantes para a comunidade está a prestação de serviços de auditoria e consultoria para organizações sem fins lucrativos, agregando profissionalismo à sua gestão e credibilidade e transparência às suas demonstrações financeiras. Os serviços são pagos pela área de Cidadania Corporativa.

Leis de incentivo
Anualmente, selecionamos projetos alinhados com nossas estratégias de Cidadania Corporativa e de Marketing.

Voluntariado
Além de atuar nos programas da Junior Achievement, nossos profissionais têm a possibilidade de participar de outras iniciativas que ocorrem anualmente:

  • Dia KPMG na Comunidade – A cada ano, nossos escritórios no Brasil promovem ações de cidadania que atendem necessidades específicas das comunidades onde estão localizados.
  • Campanhas – Os profissionais da KPMG também se mobilizam em datas como Páscoa, Inverno, Mês das Crianças e Natal, ou em situações específicas (como a dos refugiados sírios), para catalisar e distribuir doações.