Na KPMG, entendemos que a sustentabilidade é uma responsabilidade transversal, compartilhada por todos. Duas de nossas equipes têm desempenhado a função específica de liderar esse tema, em diferentes instâncias:

Cidadania Corporativa, Inclusão & Diversidade Fundamentada no nosso propósito, tem a missão de nos impulsionar a fazer da KPMG e da sociedade lugares melhores. Lidera as ações de engajamento e conscientização voltadas à sustentabilidade, acompanha o desempenho dos indicadores socioambientais, garante a transparência das nossas prestações de contas e gerencia os projetos e investimentos direcionados à comunidade. Leia mais sobre Cidadania, Inclusão e Diversidade

Global Sustainability Services Equipe multidisplinar que, aliada a outros serviços da KPMG, promove o desenvolvimento sustentável junto aos nossos clientes, ao mercado e à sociedade. Leia mais

 

Conjunto de políticas que definem o modo como a KPMG se relaciona com seus stakeholders e com o meio ambiente.

Código de Conduta Global, Global Marketing Compliance Guidelines e Quality & Risk Management Manual Compliance

Balizadores internacionais dos princípios éticos de relacionamento com nossos stakeholders e da responsabilidade da KPMG de atuar diretamente no fomento a modelos de negócios sustentáveis. Leia mais.

Global Climate Response

Alinha a gestão ambiental das firmas-membro em todo o mundo, tendo como pilares: Metas Ambientais, Conscientização e Engajamento, e Comunidade e Mercado.

Global Development Initiative (GDI)

Promove a cidadania nas firmas-membro, endereçando questões relacionadas ao desenvolvimento e à justiça social nas comunidades em que atuamos. Leia mais.

Código de Conduta do Fornecedor

Lançado em 2015 no Brasil, estabelece critérios socioambientais para aceitação e continuidade de fornecedores. Leia mais.

Para manter as firmas-membro de todo o mundo alinhadas às transformações que estão em curso, a KPMG International é signatária voluntária de um conjunto de iniciativas, às quais a KPMG no Brasil adiciona compromissos nacionais. Esse conjunto de iniciativas baliza nossas políticas e ações e nos ajuda a promover boas práticas ao longo da nossa cadeia de valor.

Compromissos Internacionais

Organização das Nações Unidas (ONU)

Pacto Global
Desde 2002, atuamos para nos alinhar aos 10 compromissos estabelecidos pelo documento. Anualmente, a KPMG International publica o relatório Communication on Progress (COP), demonstrando como endereçamos os compromissos em nossa rede de firmas-membro.

Acompanhe o progresso da KPMG nos princípios do Pacto Global em 2016:

Português Inglês

Guiding Principles on Business and Human Rights
Incorporamos os cinco princípios relacionados aos Direitos Humanos em nosso Código de Conduta e nos procedimentos e políticas relacionados à aceitação de clientes e à contratação de fornecedores. Leia mais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Além de apoiarmos os 17 objetivos, uma iniciativa conjunta da KPMGI e do Pacto Global concebeu e liderou o estudo SDG Industry Matrix, que ajuda as empresas a converter os ODS em atividades estratégicas de negócios que cresçam em escala e impacto, provocando abordagens inovadoras, replicando atividades bem-sucedidas em novos mercados, catalisando novas colaborações e aumentando a participação nas colaborações existentes. Leia mais

Princípios de Empoderamento das Mulheres
Aderimos, global e nacionalmente, aos sete princípios que visam promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres. Leia mais.

#HeForShe/#ElesPorElas
Esforço global lançado em 2015 para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, modelando juntos uma nova sociedade. A KPMGI aderiu e a KPMG no Brasil faz parte do Comitê Nacional Impulsor da iniciativa. Leia mais.

Fórum Econômico Mundial

Parceria Contra a Corrupção
Somos signatários desde 2007. Implementamos políticas de tolerância zero ao suborno e à corrupção e evidenciamos aos Comitês Gestores de Auditoria, aos órgãos reguladores, aos governos e aos clientes as medidas que adotamos para garantir nossas obrigações e responsabilidades profissionais nessa área. Leia mais.

Princípios do Capitalismo Responsável
Em 2010, aderimos a esse compromisso, que está alinhado às nossas práticas e aos valores que queremos reforçar e disseminar.

Future Role of Civil Society
A partir dele, abrimos diálogos com organizações não governamentais e religiosas, líderes trabalhistas e empresariais, organizações internacionais e governamentais, promovendo o trabalho conjunto em busca de melhorar o estado do mundo. Leia mais.

The Carbon Price Communiqué

Compromisso que une 155 empresas de todo o mundo, incluindo a KPMG International, na busca de mecanismos para a redução e a precificação das emissões globais de Gases de Efeito Estufa. A KPMGI foi a primeira das Big Four do seu segmento a assinar o documento, em 2012. Leia mais.

World Business Council for Sustainable Development

A KPMGI é representada no Conselho do WBCSD, desde o início de sua formação, atuando ao lado de cerca de 200 organizações globais para desenvolver soluções de negócios sustentáveis e de posições para as negociações climáticas. Leia mais.

CDSB Statement on Fiduciary Duty & Climate Change Disclosure

Declaração lançada em 2014 por empresas e investidores que buscam estratégias para disponibilizar ao mercado investidor informações relevantes sobre a performance, os riscos e as oportunidades das empresas relacionadas com o clima, contribuindo para a responsabilidade fiduciária. Leia mais.

Paris Pledge

Ao assinar o compromisso, ao lado de outras empresas, cidades, grupos da sociedade civil, investidores, sindicatos e outros atores não-estatais, a KPMG afirma apoiar os objetivos definidos na COP21 e se compromete a assegurar que eles sejam cumpridos ou melhorados, a fim de limitar o aumento da temperatura global em menos de 2 graus Celsius. Leia mais.

Compromissos Nacionais

Direitos Humanos/Instituto Ethos

As empresas signatárias assumem o compromisso de desenvolver planos para promover os direitos humanos, em alinhamento com o Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos, criado pelo Ethos.

Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT

Constituído em março de 2013, o Fórum articula empresas em torno dos 10 compromissos com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBT.

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

A iniciativa oferece parâmetros e uma plataforma para que as empresas signatárias possam se articular, compartilhar análises, desafios, boas práticas, oferecer apoio mútuo, influenciar outras grandes empresas e as respectivas cadeias de valor no endereçamento dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial.

A Matriz dos Capitais, proposta pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), que adotamos em 2014, traduz o modo como a nossa gestão da sustentabilidade se desdobra nos principais recursos e relacionamentos que mobilizamos e afetamos em nossa atuação.


Uma análise atenta dessa matriz evidencia o quanto a sustentabilidade está no centro do nosso negócio, explicitada na forma como gerenciamos nossos capitais Humano, Intelectual, Social e de Relacionamento, Ambiental, Financeiro e Manufaturado e em como estamos atentos aos potenciais impactos positivos e negativos de nossa presença.